sábado, 5 de novembro de 2011

Mangá. Um poder enorme quanto um átomo de Urânio 0_0 ( Lendario Otaku)

Quando falei de animes mesmo terminando senti que ainda faltava muita coisa a ser dita mas não tem problema pois os mangás tbm podem entrar no assunto e posso dizer aqui o que falto nos animes. Agora é hora...

Bom Mangá, são as história em quadrinho do japa... ( grande novidade né), era assim que se pensava antes. Assim como os animes estão rompendo barreiras os mangás não é exceção. Digo que o estilo mangá contagio o mundo, por alguns detalhes que só ele possuia.
Um exemplo digno de um estilo mangá.
Um ao estilo Comix (os quadrinhos Americanos)

Olhando para os dois as diferenças são claras, a primeira e mais leviana que as pessoas mais velhas (ou não) pensam é que mangá é coisa de criança, pelo traço e muitas vezes nas histórias, mas ai que ta o erro feio pois o que eu acho que é pra crianças são esses comix (o povo do comix vai ficar contrariado).

O mangá revolucionou o mundo dos quadrinhos por algumas caracteristicas que até hj depois de mais de 100 anos de história ainda são os pilares para um bom HQ.
Uma das caracteristica mais simples são os traços que os desenhos tem, eles passam para quem ler uma emoção de envolvimento com o leitor (não é imitar as expreções reais que se alcança o envolvimento), quem busca uma leitura em um mangá busca esquecer um pouco das coisas do cotidiano, por isso é facil ver as pessoas sempre falarem dos Olhos no animes e mangás...
são grandes e exagerados demais assim como a boca mas o segredo está nesses detalhes exagerados que pra quem lê é algo muito envolvente, mesmo sabendo que essas caracteristicas não são imitadas de reias em sua forma.
A segunda caracteristica é  o estilo que a história é apresentada. enquanto nos comix, gibis, e por ai vai tem uma dinamica mais rapida (digo isso nos velhos tempos nem pense em considerar os tempos atuais pois tão misturando tudo) no estilo mangá tem a ênfase nas cenas...


mas ai vem na mente. (mas num vai ficar repetitivo e cansativo) e num fica. Ai que ta uma das jogadas do mangá pq vc continua a história onde só tem imagens, vc está tão envolvido que até sabe o que o personagen está pensando.
A terceira seria a história onde os personagens se desenvolve. Todos temos muito carinho pela coisas que vemos crescer e que sabemos sua trajetória até chegar onde ela chegou, e o mangá proporciona isso ao leitor. Os mangás tem histórias bem sem noção como Dragon Ball que os karas lançam poderes e distrói mundos, mas por mais irreal que isso seja os personagens tem sentimentos, duvidas, medos e em muitas vezes desafios que nós mesmo estamos enfrentando na vida e ver cada personagem superando cada uma dessas etapas deixa o leitor em um nivel de envolvimento com a história que nenhum livro poderia dar.

É mais ou menos isso que queria dizer como algo mais técnico, agora considerações minha...
Mangá é uma fonte de poder tão grande que se concentrada e usada da forma mais precisa possivel, a pessoa pode consiguir qualquer coisa que ela deseja (sem viajar nesse desejo ai...)
100 animes num cria um Otaku.
Mas se precisa apenas de 1 mangá para a pessoa nunca mais saia desse mundo.

Os mangás trazem histórias e informações que usamos para a vida (sim sim tudo de uma certa forma é util e usamos para a vida) mas só os que leem um bom mangá sabem o quanto aprendeu com eles. Afirmo sem medo que uma história completa em mangá é muito mais cheia de conteudo que uma coletânea de algum livro em especial (tirando dicionarios e algo do genero).

Se por algum motivo seu filho, parente ou conhecido está lendo um mangá, fique muito orgulhoso pois eles não só são um meio de diversão mas na sua grande maioria são formadores de carater e quem lê-los como se deve, além de aprender muitas coisas se tornara alguém com um pensamento que nos dia de hj dificil conseguir. (pro lado bom da coisa)




Esses ai de maskara é meu personagen em estilo mangá ( Kakashi Hatake = Espantalho da plantação , acho que é a tradução do nome dele.-.)

Escrevi pouco... vou colocar alguns tipos de mangás que tem por ai... (um pouco colado da net)

Shonen

Esse é o tipo de mangá para os garotos. A arte é bem detalhada e com traços fortes , abordam temas que envolvam aventura, ação, comédias romanticas, os enrredos são baseados no grupo e na força da amizade, brigas e esportes são incluidos. Outra característica é que os heróis Shonen Costumam passar por algum problema psicológico. E além de ter de lutar contra isso ainda brigam para derrotar as forças do mal com a ajuda dos amigos.




Shoujô

O mangá Shojô é voltado para as garotas e, com temas e enrredo voltado para as mulheres. Para começar, o traço é muito mais leve e delicado e a sua diagramação é clara e limpa. As histórias costumam mostrar aventuras mescladas com dramas amorosos, romances colegiais e coisas mágicas.



Kodomo

As crianças são grandes consumidoras de mangá não só Japão mas como em todo mundo. Conhecidos como Kodomo mangá , os quadrinhos infantis têm como característica uma arte não muito rebuscada e histórias engraçadinhas e animadas, com histórias que envolvem desde amigos bichos, fantasmas, e até temas futuristicos para prender a atenção dos pimpolhos. Além disso, todas as aventuras vem recheadas com lições e ensinamentos.




Josei e Seinen

Como já foi dito no Japão todo mundo gosta de ler mangás, isso inclui também os adultos. Os assuntos abordados nos quadrinhos para a galera mais velha giram em torno dos problemas familiares, dilemas profissionais e relacionamentos complicados, envolvem temas dramaticos e realistas. Neste caso o traço eh mais voltado ao real do que os outros estilos citados acima. Exemplos: Hadashi no Gen, Lobo solitario, etc.

Hentai

Hentai é um gênero  que especificamente mostra cenas explicitas ou não de sexo. No Japão é muito comum esse tipo de mangá e existem diversos títulos de hentai anime, e que geralmente passam na TV no horário da madrugada, o mangá hentai também suas próprias divisões destinado para certas idades e para certas tendências e gostos sexuais (A exemplo de Yuri , Yaoi e outros..)

 Esses são os principais estilos de mangá, claro que depois desses vem varios outros tipos e sub-tipos. No shoujo mesmo tem shoujo ai, que é um shoujo focando o lado emocional dos relacionamentos, suas duvidas, problemas, e tudo que um amor pode propor.

Sem esquecer do Hentai, o polemico hentai que até da cadeia aqui no Brasil. No Japão eles tem uma visão diferente, mas hj em dias as coisas estão bem adaptadas. Pode se pensar coisas horriveis de uma pessoa que curte hentai muito pior que um tarado assumido por sexo e coisas pornograficas, pois o choque que mais abala quem ve o hentai (*até mesmo os que já conhecem) é a falta de barreira pra criar as histórias e em seguida a aparencia de crianças que as personagens tem  e em alguns casos até menores. Tudo isso em uma cabeça de um pai ou mãe que não conhece e não compreende que são histórias feitas sem intuito de criar nenhum maniaco. Mas é aquela coisa, se eu digo daqui que não passa de histórias, fantasias nada além disso um pai ou mãe que não quer pensar muito ou que não quer demostrar que não entende diria que começa assim e depois está ai assediando as meninas...
Casos a parte...

Meu compromisso é passar o que eu sei para aqueles que não conseguem entender mesmo já tentando e digo...
Quem tem  a honestidade e paciencia de querer envolver outras pessoas no Hoby que gosta com certeza não tem medo e nem receio de assumir seus erros e nem tem a mente fechada para discurssão.


Bom acho que vou ficando por aqui


num falei muito mas acho que falei algo que já mata a sede ...

                                          EU NÃO LEIO O QUE ESVREVO         
                                                ERROS SÃO INEVITAVEIS
                               ATÉ UM DOS MEUS PARCEIROS VIR E CORRIGIR ^_^



                                      Muitos animes e Mangás pra vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário